quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ouvir&aprender!

hoje estava a caminho de um restaurante com o Tiago, quando fomos abordados por um homem que dizia ter 71 anos, e em apenas quinze minutos de conversa fiquei a saber que aquele homem vivia na rua à seis anos, que tinha estado na guerra em sessenta e três, que não queria comida ou dinheiro, apenas palavras!
e quando lhe perguntámos: "e filhos tem?" ele respondeu "ah tenho mas estão fora, vá pronto não tenho, não tenho filhos".
"e na rua, gosta de viver?"
"ah eu gosto, tenho as minhas mantas, sabem o que são mantas? é o meu cartão, não tenho mais para onde ir, eu gosto.."
"então e não gostava de ter um trabalho, ou porque é que não procura ajuda de algum centro de apoio?"
"ai eu não, com esta idade ninguém me dá trabalho, e eu não quero pedir nada a ninguém, vou fazendo uns trabalhinhos.. mas não vos quero roubar mais tempo, vão lá que eu também tenho de ir à minha vidinha, mas sabem uma coisa? a coisa mais bonita da nossa vida é a felicidade, sejam felizes!"

e aquele homem que nada parecia saber, tudo sabia..
e em quinze minutos, conhecemos uma pessoa uma história de vida nada fácil seja por culpa dele ou não, que vivia na rua que não queria pedir nada a não ser uns minutos de atenção, coisa que não devia ter à um bom tempo visto que foi "à vidinha dele" com uma lágrima ao canto do olho e nos agradeceu mais de um milhão de vezes a conversa!
não gosto de frases feitas mas há uma que explica bem aquilo que quero transmitir "a vida é uma escola, e com ela estamos sempre aprender", tanto eu como o Tiago poderíamos ter continuado o nosso caminho e ter deixado ficar para trás aquele homem, que nada queria e que acabou por ter tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário